Fotógrafo de Teresópolis lança exposição no Barra Shopping: “Urbanidade”

Fotógrafo de Teresópolis lança exposição no Barra Shopping: “Urbanidade”

Neste início do mês de fevereiro, um filho de Teresópolis está lançando a sua exposição de fotografias no Rio de Janeiro. Alfredo Viana, 38 anos, advogado no Rio de Janeiro, tem uma visão cotidiana da Cidade Maravilhosa. Mas não a visão trágica do noticiário. Através das suas lentes, traduz simplesmente a beleza nossa de cada dia. E é o que o profissional liberal busca transmitir na sua exposição que acontece a partir do dia 2 na Fnac (no Barra Shopping) e fica durante todo o mês de fevereiro.

Segundo o artista, em nota introdutória ao seu evento, “O sentido de urbanidade remete a qualidade ou condição de ser urbano. É também conceito que demonstra respeito mútuo entre as pessoas; princípio essencial para a vida em sociedade e tão esquecido no mundo atual. Esse trabalho fotográfico se propõe a chamar a atenção para os frequentadores da rua e sua integração harmônica – muitas vezes, mal interpretada – com o ambiente social”. Uma visão pra lá de interessante, antropológica da vida. “São fotos mais documentais”, explica Alfredo ao mostrar uma boa meia dúzia de fotografias bastante emblemáticas que nem fazem parte da mostra, mas que estão absolutamente dentro conceito concreto da exposição. “O meu objetivo é deixar o objeto bem livre, então nada daquilo ali é posado e eu busco não interferir em nada. Teve apenas uma foto da exposição que fugiu a esta regra. Foi o caso de um mendigo que me viu andando com a máquina fotográfica e disse: ‘Aê, mermão. Tira uma foto minha aqui!’, então a única posada que eu tenho na exposição é essa”, narra o fotógrafo.

Com um trabalho já sendo desenvolvido há alguns bons anos, o jovem advogado tenta mostrar o lado bom das ruas em sua exposição. “Eu venho juntando um material desde 2011 e agora me bateu uma vontade de botar esse trabalho pra fora, para que as pessoas vejam que a rua não é só imundice, não é só violência… O mendigo não é só um mendigo… São pessoas que transitam e vivem naquele mesmo centro urbano que a gente vive”. O lado filosófico do advogado segue sendo expressado através das suas lentes e exposto no evento em 50×40. “A minha fotografia é realmente a integração que o cara tem com aquele ambiente urbano. E mais… Muito do que eu faço na minha fotografia é trazer a minha vida, espelhando em outra pessoa e quando eu vejo uma criança pulando no Museu do Amanhã na Baía da Guanabara, eu me vejo, quando molequinho, pulando no riacho lá no Vale Feliz (Zona Rural de Teresópolis). Então é isso que eu procuro trazer e acho que as pessoas vão encontrar a partir do dia 2 na Fnac no Barra Shopping. Acredito que todo mundo vai gostar”, completa a fera que trabalhou duro nos últimos seis anos para reunir um belo material que você vê uma mostra aqui no Portal Tatu. Mas a exposição é mesmo no Barra Shopping e as fotos escolhidas vão estar lá. Vai valer muito a pena.

Comente!

Fechar Menu
WhatsApp chat